domingo, 4 de dezembro de 2011

Ronaldo Fraga



O mineiro Ronaldo Fraga, 39 anos tem com humor, ousadia e crítica social constâncias em suas coleções que, temporada após temporada, dedica-se a contar "histórias absurdas do homem comum", como ele próprio define.
Graduado em estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais no início dos anos 90, passou os anos seguintes especializando-se no exterior.
Em Nova York, cursou a Parson's School com a bolsa que recebeu por ter vencido um concurso da empresa têxtil Santista.
Em Londres, aprendeu
chapelaria na Saint Martins e, junto com o irmão, abriu uma pequena produção de chapéus, vendidos nas famosas feiras de Camden Town e Portobello. Com a renda do negócio, viajou toda a Europa.
Em 1996, veio ao Brasil para participar do Phytoervas Fashion, em São Paulo, em uma das primeiras edições. O desfile "Eu Amo Coração de Galinha", colorido e alegre, surpreendeu a todos numa época em que o espírito clean ditava a moda.

Viriam mais duas participações e a volta em definitivo ao Brasil. No último Phytoervas Fashion, em 1997, com a coleção "Em Nome do Bispo", inspirada na obra do artista Arthur Bispo do Rosário, ganhou o prêmio de estilista revelação. Em 1997, Fraga lançou a sua marca própria.

Adotar sempre um tema como pano de fundo dos desfiles e a utilização de óculos com aros pretos de acrílico são as marcas registradas do estilista mineiro Ronaldo Fraga.
Ronaldo teve seu nome divulgado para o cenário da moda brasileira em 1997 quando venceu o prêmio de Estilista Revelação produzido pela Phytoervas Fashion. Sua coleção Quem matou Zuzu Angel concorreu ao prêmio Abit em 2002 pela categoria "Melhor Coleção Feminina". Ele passou a fazer parte da São Paulo Fashion Week (SPFW) em 2001.
Atualmente, o estilista dá aulas em universidades e em oficinas de moda, é responsável pelo figurino da banda mineira Pato Fu, da banda Santagustin e do Grupo Corpo. Também envolvido com projetos sociais, Ronaldo estiliza as roupas de espetáculos do Projeto Sambalelê, uma ação social que atende famílias carentes de Belo Horizonte. Para completar, escreveu o livro Moda, Roupa e Tempo - Drummond selecionado e ilustrado por Ronaldo Fraga.








Nenhum comentário:

Postar um comentário