domingo, 4 de dezembro de 2011

Iohji Yamamoto


Yohji Yamamoto nasceu em 1943, no Japão. Após a morte do seu pai durante a segunda guerra mundial, cresceu ao lado da sua mãe, costureira. Adolescente, entrou para a Universidade Keio e começou a estudar Direito, só para agradar sua mãe. Mas, abandonou alguns meses mais tarde para se dedicar à moda no Bunka Fashion College, em Tokyo.

Mudou algum tempo depois para Paris e começou, assim como Christian Dior, um estágio nos ateliers Lelong. De volta ao Japão e graças a sua experiência em Paris, passou a vestir as clientes da sua mãe. Em 1971, criou sua marca Yohji Yamamoto. Um ano mais tarde, lançou sua linha feminina "Y's for Women", assim como sua linha masculina "Y's for Men" em 1979.

Foi em 1977, 6 anos após a criação da sua marca, que apresentou sua primeira coleção em Tóquio, no Japão. Seu sucesso foi imediato: sua moda discreta, atemporal, e seu talento triunfaram. Em 1981, o criador se instalou em Paris com sua namorada, Rei Kawakubo (criadora da marca "Comme des Garçons") para tornar sua marca conhecida no mundo inteiro. Fundadores do movimento desconstrucionista, os dois estilistas chocaram, interpelaram e fascinaram com seus shows artísticos. Começou então a consagração de Yamamoto.

Em 1984, o criador apresentou sua primeira coleção masculina em Paris: camisa branca e calça preta foram peças-chave. Essas peças faziam parte do vestuário do intelectual e do músico. No ano seguinte, abriu sua primeira boutique "Aoyama Superposition", no Japão, e depois em Londres em 1986, Nova York em 1987 e Aoyama em 1988. Em 1991, o criador apresentou sua primeira coleção para homens e suas coleções Yohji Yamamoto e +Noir em Sapporo no Japão, em 1995. Um ano mais tarde, criou seu primeiro perfume.

Em 1995, Yohji desenhou o figurino da ópera Tristão & Isolda. Depois , expôs em 2002 sua coleção de alta-costura (Yohji Yamamoto May I help you?) na Maison Européia de Paris, que foi um ano mais tarde para o Hara Museum de Tóquio. Em 2003, o estilista criou, em parceria com a Adidas, uma nova linha lifestyle Y-3 e desenhou as roupas de Elton John.

Em 2005, Yohji Yamamoto revolucionou o estilo, o Museu da Moda em Paris homenageou o estilista e expôs 90 modelos da marca. Em 2006, o criador expôs sua coleção "Dream Shop" no Mode Museum (museu da moda) da Antuérpia, na Bélgica, onde abriu na mesma ocasião sua primeira boutique. Em 2008, a marca se fixou em Nova York e abriu sua primeira boutique em Gansevoort Street, e uma marca na famosa Rue Cambon, Paris em 2009.



No mesmo ano, o criador chamou o profissional dos calçados, Salvatore Ferragamo para criar os sapatos usados por suas modelos no desfile Outono/Inverno 09/10.



Nenhum comentário:

Postar um comentário