domingo, 4 de dezembro de 2011

Issey Miyake




Issey Miyake nasceu em de 22 abril de 1938 em Hiroshima, Japão. Atraído pelo design, estudou artes gráficas na Tama Art University de Tóquio de 1959 a 1964.


Depois da apresentação da sua primeira coleção, A Poem of Cloth and Stone, em 1963, foi para Paris. Lá recebeu seu diploma pela Chambre Syndicale de la Haute Couture de Paris em 1966.


Talentoso, Issey Miyake, completou sua formação com
Givenchy e Guy Laroche.


Em 1969, Miyake passou por Nova York. De volta a Tóquio e influenciado por suas experiências em grandes marcas, criou a
Issey Miyake Design Studio, sua própria marca.


Em 1971, apresentou sua nova coleção inovadora e original em Tóquio e em Nova York simultaneamente.


Tecidos japoneses com cortes ocidentais para seu primeiro desfile em Paris, em 1973.

Foi um dos primeiros criadores do país do sol nascente a desfilar na Europa.


Seu estilo minimalista se inscreveu na tendência "less is more". Com seu talento inventivo, Issey Miyake transformou-se em referência por causa da sua técnica dos " plissados ".







Em 1993 lançou a linha Pleats Please com cortes extremamente simples. O estilista ganhou fama no desfile A-POC (A Pièce Of Cloth).), as roupas eram confeccionadas em um mesmo tecido.







Em 1999 depois de apresentar sua última coleção, Issey Miyake cedeu discretamente seu lugar para seu assistente, Naoki Takizawa. Antes da sua partida lançou o delicioso perfume "L'eau d'Issey " com o frasco desenhado pelo próprio estilista.



Afastado, mas sempre em atividade, se dedicou à pesquisa dos tecidos e das técnicas que seriam tendências da moda.



Em 2005, recebeu o Praemium Imperial, uma das mais altas condecorações japonesas. No mesmo ano, suas criações foram expostas no Centro Georges Pompidou em Paris, ao lado de artistas contemporâneos, na exposição Big Bang. Issey foi o único estilista convidado.


Em 2006: recebeu o Kyoto Prize 2006 por "sua contribuição para o desenvolvimento de uma moda inovadora graças ao encontro da cultura oriental e ocidental, assim como, a utilização de uma tecnologia de ponta".


Em 2007, Issey Miyake inaugurou sua fundação, " o centro 21-21 "desenhado pelo arquiteto Tadao Ando e cujo teto se parece com duas asas gigantes. Para o criador, o espaço tem como vocação ser um lugar "onde as pessoas sejam levadas a refletir sobre temas simples e dividir idéias e questionamentos". Em 2008, apresentou sua primeira exposição "O homem do século XXI " totalmente concebida à partir de materiais reciclados, o estilista nos lembrou com humildade que não somos muita coisa e que o consumismo desenfreado dos recursos e a falta e respeito pelo nosso meio-ambiente faz com que todos saiam perdendo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário