domingo, 4 de dezembro de 2011

Jean Paul Gaultier




Jean Paul Gaultier nasceu em 24 de abril de 1952 em Arcueil (região parisiense) de pai contador e mãe vigia. Criança solitária e sonhadora, ele foi criado por sua avó, uma excelente costureira que o ensinou a manejar a agulha. A lenda conta que foi chafurdando nos baús de sua avó que o estilista descobriu seus primeiros tesouros fashion, especialmente os espartilhos. O jovem Jean-Paul também se entretém criando roupas, casaquinhos, blazers e pijamas para seu urso de pelúcia.





No dia em que completa 18 anos, ele começa a enviar esboços à casa Pierre Cardin, o que dura alguns meses. Depois, faz uma breve passagem em 1971 na Jacques Estérel. No mesmo ano, ele entra na Jean Patou onde fica dois anos ajudando Michel Gomez e Angelo Tarlazzi. Ele finalmente entra em 1974 para a
Pierre Cardin como designer de coleções destinadas ao mercado americano e parte para trabalhar nas Filipinas.





Em 1976, Jean-Paul Gaultier abre sua Casa de Costura e lança sua primeira coleção feminina. Seu método de "mix-match" é inaugurado com a apresentação de saias de bailarina associados à jaquetas de motoqueiro. Infelizmente, seu desfile não alcança o sucesso esperado. A marca japonesa Kashiyama pede a ele que assine uma coleção, que será, esta, bem acolhida.





É justamente nos anos 80 que começa a se fazer conhecer graças à sua moda de tendências que vão contra a corrente. Ele explora sua admiração pela época de ouro da alta costura dos anos 30-50. Depois a moderniza com um estilo punk bem anos 70.





O ano de 1983 marca a chegada dos "clássicos" de Gaultier, como o da moda Boy Toy ("homem objeto"), e da marinha. No ano seguinte, ele reinterpreta as formas femininas na coleção "Barbés" de inverno de 1984, com extravagantes bustiês de seios cônicos, de onde um modelo foi adotado mais tarde por
Madonna. Depois, ele explora o estilo andrógino em 1985 com sua linha "Une garde-robe pour deux". No mesmo ano, ele veste Sheila para sua apresentação no Zénith.





Ele trabalha depois com sua visão do chique parisiense, uma composição entre periferia e aristocracia. Assim, em sua coleção de 1988, ele acessoriza cortes clássicos de boinas e xales. Vanguardista e provocador, ele implode os códigos por vezes rígidos do gurda roupas masculino com suas criações iconoclastas: a saia masculina, o espartilho vestido sobre as roupas, meias com tatuagens impressas.



No começo dos anos 90, ele anima a célebre emissão de tv "Eurotrash". Desenha as roupas de Madonna para sua turnê "Blonde Ambition" de 1990, um espartilho rosa salmão com o qual ganha reconhecimento internacional.







Depois, lança em 1995 o perfume "Mâle", viril e embalado em sua célebre latinha. Em 1998, ele cria Junior Gaultier, depois substituida ppor JPG. Ele cria roupas para vários filmes: "O quinto elemento" de Luc Besson, "O cozinheiro, O ladrão, sua mulher e o amante" de Peter Greenaway.





Seus primeiros esboços dentro da alta-costura com sua linha "Gaultier Paris" em 1997 são também parabenizadas por seus colegas. Em 1999 ele é nomeado diretor artístico da casa Hermès. Em 2004, organiza a exposição "Pain Couture" na Fundação Cartier de Paris: trata-se de uma linha de roupas feitas de pão. No mesmo ano, foi nomeado como "Best designer international".






Nenhum comentário:

Postar um comentário