domingo, 25 de setembro de 2011

Jacques Doucet (1853-1929)


Jacques Doucet (1853-1929)

 
Nasceu em uma família rica, era um homem elegante, culto e admirador das artes. Amigo de pintores como Degas e Monet. Herdou uma loja de langerie dos avós, então, desde a sua infância já estava envolvido com moda. Foi um seguidor de Worth (considerado o pai da costura). 

Suas roupas eram luxuosas e quase sempre inspiradas nas pinturas do século 17 e 18. Poiret trabalhou na sua maison e chegou a falar de Doucet com grande admiração. Ele também descobriu Vionnet. 

Suas criações eram usadas principalmente pela nobreza, por isso, foi considerado o ultimo figurinista dessa classe. Sua padroagem era confeccionada em sobreposições de tecidos e justaposições, leves , vaporosos com tons pastel, utilizava: musselines, rendas, cetins e sedas. Seus acabamentos eram considerados perfeitos e os botões luxuosos.
Em 1925, seu ateliê passou a reunir vários artistas plásticos e moveleiros da época, como Brancusi, Van Gogh, Léger, Miró, Dounier Rousseau, Legrain e Coard e alguns outros. Depois da sua morte seus filhos assumiram a administração da sua maison.


Essa imagem é de um desfile de 2011 de Alberta Ferretti em Milão.
Eu achei a utilização das cores e o uso de tecidos fluidos e bordados,
semelhantes ao padrão utilizado pelo Doucet, e vocês??

Nenhum comentário:

Postar um comentário