domingo, 25 de setembro de 2011

Marcel Rochas (1902-1954) Década de 30



Marcel Rochas (1902-1954)- Década de 30

Marcel Rochas iniciou no mundo da moda ainda jovem aos 23 anos em 1924, ele veio propor uma nova regra de elegância, divergente do que estava ocorrendo naquele período, pois havia uma predominância da estética androginia, um exemplo disso eram os cortes dos cabelos das mulheres que eram cortados bem curtos o chamado a “La Garçonne”, até então, cabelos curtos era uma característica masculina. 


Retomou a expressividade da silhueta feminina, mostrando em suas roupas uma mulher refinada, moderna, delicada e segura. Seu tema era a juventude, simplicidade e personalidade.






                                                                                      
Usava tecidos nobres, finos, como seda, renda e peles.  Suas roupas possuíam ornamentos pomposos. Criou vestido preto e branco, que mostrava um colar branco, promoveu também o casaco três quartos. Outra inovação em 1932 foi a calça para usar durante o dia, feita de flanela na tonalidade cinza. Criou também “ombros largos” em 1933 e foi um dos primeiros a fazer saias com bolsos.




A sua empresa lançou em 1936 fragrâncias sensuais que fizeram sucesso, a partir de então sua empresa se especializou na produção de perfumes, que foi interrompida com o início da 2ª guerra mundial, após esse período atribulado ele retomou a produção de perfumes e em 1960 a sua grife era uma das principais comerciantes de perfumes da França.

Lançou em 1944 o perfume “Femme”, que mandou fazer para presentear a sua esposa Hélène na ocasião do seu aniversário, depois em 1949 surge à linha masculina com a fragrância “Moustache”.




Reinventa o corselete em 1942 cinco anos antes da Dior, confeccionou um corselete preto de vespa de chantilly para a atriz Mãe West. Várias estrelas Hollywoodianas vestiram sua grife como Carde Lombard, Marlene Dientrich, Joan Crawford, Katherine Hepburn, entre outras. Após a sua morte a sua mulher Hélène assumiu a administração da marca. Ela continuou a lançar perfumes que consolidaram a marca do seu amado Marcel Rochas.





 Hélène

Hélène ficou na administração da empresa até 1971 e  morreu recentemente aos 84 anos em 06 de agosto de 2011. Ela era ex-modelo e sinônimo de elegância da mulher parisiense.





Nenhum comentário:

Postar um comentário