domingo, 25 de setembro de 2011

Jeanne Paquin (1869-1936)


Jeanne Paquin (1869-1936) 

Uma mulher considerada por muitos como a mais elegante da “Belle Époque” , foi também a primeira mulher a ter êxito com uma casa de alta costura, mas, não gostava muito de dar entrevistas.

Filha de um médico, quando jovem trabalhou como aprendiz de  costureira em Paris e posteriormente fez parte do quadro de funcionários da Maison Rouff, onde alcançou a posição de premiere. Em 1981, casou-se com Isadore René Jacob, conhecido como Paquin, um bem sucedido banqueiro, e foi nesse mesmo ano que ela conseguiu abrir a sua própria casa de costura.

Era empreendedora e investiu em publicidade, espalhava cartazes com os desenhos de suas criações nos teatros, também foi a primeira a levar para as óperas e corridas, manequins com seus mais recentes modelos, antenada no mundo dos negócios, ela abriu filiais em Londres, Nova York  Madri e Buenos Aires.  Lançou o vestido império em 1906, antes de Poiret.



A moda de vanguarda em 1910, não era bem aceita e alguns achavam feia e deselegante.

 Paquin declarou: “O primeiro mandamento da alta-costura é que a moda deve ser a nova e corresponder ao padrão de beleza e ao estilo de vida atuais”. E insistia: “Os costureiros não ditam mudanças, mas de preferência seguem as súbitas viradas de estilo iniciadas pelas mulheres nas ruas”.


Em 1912, ela inaugurou em Nova York uma casa super chic que oferecia exclusivamente peles denominadas Pauin-Joire.



Sua marca eram os tailleurs com peles arrematando golas e os vestidos para noite em branco. A elegância estava sempre em primeiro lugar para Paquin, ela observava o que as mulheres queriam e aos poucos acrescentava algumas novidades sempre com muita cautela.


Ela foi a primeira representante da alta costura a ser condecorada com a Legião da Honra, considerado um título de muuuito prestígio, que foi oferecido pelo governo Francês no ano de 1913.

Após a 1º guerra e também com a morte do seu marido, Paquin ficou desestimulada e passou a gerência para seus cunhados e a direção artística para Mademoiselle Madeleine.

Eu achei esse modelo inspirado no estilo Paquin, porque, além dela usar muito o vestido branco para a noite, o corte império é uma marca dos seus modelos. É um vestido da coleção de Elie Saab 2011.






Nenhum comentário:

Postar um comentário