Essa personalidade do mundo da moda realmente tomou a decisão acertada em largar o curso de arquitetura na Ecole des Beaux Arts, e foi trabalhar com Edward Molyneaux por cinco anos, deve ter sido muito proveitoso esse período, afinal Molyneaux também é um grande estilista. Após a 2º
guerra ele vai trabalhar com Lucien Lelong.
Voltando um pouco no tempo, irei contar um pouco da história desse maravilhoso estilista, ele nasceu em Saint-Jean-Maurienne em 18 de Maio de 1914, em Paris,França. Perdeu seu pai ainda menino aos 7 anos.
Sua mãe e suas irmãs administravam uma boutique, acredito que foi a partir
dai que deve ter despertado o seu interesse por moda.
Depois de todo esse tempo de aprendizado com Molyneax e Lucien Lelong ele resolve abrir a sua própria maison em 1945.
Lançou saias longas em forma de sino e de cintura fina, o que posteriormente foi lançado por Dior e ficou conhecido como New Look. Suas roupas estavam nos patamares do luxo e por vezes até chegavam a ser
exageradamente luxuosas, por isso, a nobreza passaram a ser seus admiradores, inclusive ele tornou-se estilista exclusivo da Rainha Sirikit da Tailândia. Vestiu estrelas como Brigitte Bardot, Marlene Dientrich e Katherine Hepburn.
Foi pioneiro na criação de uma linha prêt-à-porter. Abre filiais em 1951 nos Estados Unidos e acabou conquistando a América do Norte, porque conseguiu fazer a adaptação da silhueta das francesas para a silhuetas das americanas que possuem um padrão maior. Foi figurinista de 16 filmes e uma das estrelas que mais brilhou com seus modelos foi Brigitte Bardot no filme " E Deus Criou a Mulher".
Criou também uniforme para as aeromoças da Singapura Airlines.
Utilizava cores claras e também peles em colarinhos, punho, capas e cintos, uma marca do seu estilo eram as estolas, que eram feitas com vários materiais. Usava também nas suas composições de moda o paletó sobre vestidos justos.
Lançou sua autobiografia em 1964. Morre em 1982. Sua marca ainda hoje faz muito sucesso no mundo fashion.
Ele dizia que " Costura é a arquitetura do movimento "
Lançou também vários perfumes, e um dos seus grandes destaques foi o Vert.
Atualmente a criação da marca é regida pelo designer Oliver Rousting. Recentemente a Balmain lançou uma segunda linha prevista para o verão 2012, chamada de Pierre Balmain, que é voltada para o público mais jovem masculino e feminino, vem com uma proposta mais casual, sem contar que os seus preços são também mais convidativos, aguardem!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário